Home > Banco de Questões > Química > Química Ambiental

Petróleo

Lista de 10 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Petróleo com questões de Vestibulares.


01. (UERJ) A química permite ao homem realizar transformações íntimas na estrutura da matéria. Com seu desenvolvimento e aplicação nos processos de industrialização, a partir de finais do século XVIII, essas transformações passaram a se realizar em um escala massiva, tendo efeitos ainda mais abrangentes. A cada vez que inovações mudavam a base tecnológica, produtos e serviços inéditos chegavam à sociedade, surgindo também problemas ambientais novos e complexos.

Adaptado de polipetembalagens.com.br, julho/2011. A química permite ao homem realizar transformações íntimas na estrutura da matéria.

No desenvolvimento das indústrias ocorrido em diversas sociedades, acompanhado pela aplicação de conhecimentos científicos, destaca-se o caso da petroquímica, ilustrado na imagem.

O principal problema ambiental causado pela indústria petroquímica está identificado em:

  1. erosão de solos agricultáveis
  2. derrubada de reservas florestais
  3. produção de resíduos poluentes
  4. superexploração de recursos hídricos

02. (UECE) A ocorrência de fósseis e de fontes de energia como o petróleo, dá-se em rochas

  1. magmáticas.
  2. metamórficas.
  3. extrusivas.
  4. sedimentares.

03. (UERJ) Os combustíveis fósseis, que têm papel de destaque na matriz energética brasileira, são formados, dentre outros componentes, por hidrocarbonetos.

A combustão completa dos hidrocarbonetos acarreta a formação de um óxido ácido que vem sendo considerado o principal responsável pelo efeito estufa.

A fórmula química desse óxido corresponde a:

  1. CO2
  2. SO3
  3. H2O
  4. Na2O

04. (UFG) O Ministério do Meio Ambiente divulgou no jornal Folha de S. Paulo, no caderno Cotidiano, p. C1, de 16 de setembro de 2009, uma classificação dos automóveis mais poluentes, considerando apenas os seguintes gases: monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio. A reportagem não considerou nessa classificação um gás produzido na queima de combustíveis fósseis que, em contato com a água, altera seu pH. Esse gás e o combustível do qual é oriundo são, respectivamente,

  1. NO e gás natural veicular.
  2. SO2 e álcool.
  3. CO2 e gasolina.
  4. NO2 e biodiesel.
  5. CO e diesel.

05. (EBMSP) Com o objetivo de promover o desenvolvimento de processos e de produtos compatíveis com uma sociedade sustentável e a preservação ambiental, surgiu um projeto internacional denominado de “Química Verde”, que tem como princípios evitar a produção de rejeitos industriais, obter substâncias com pouca ou nenhuma toxidade, utilizar matériasprimas de origem renovável e diminuir o consumo de energia, dentre outros objetivos.

BROWN, T. L. et al. Química, a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, p.670-671. Adaptado.

Considerando-se essas informações e os conhecimentos de Química, é correto afirmar:

  1. A utilização de metano, CH4(g), como combustível é ambientalmente sustentável por ser originário apenas de fonte renovável de energia.
  2. O uso de derivados de chumbo na produção de tintas e de revestimentos está de acordo com os princípios defendidos pela “Química Verde”.
  3. A extração de minérios do subsolo traz para a superfície metais como o zinco, o ouro e a prata, substâncias químicas poluentes e solúveis em água.
  4. O processo de produção de polímeros biodegradáveis a partir do amido de milho é uma forma de obtenção de plásticos que preserva o ambiente.
  5. A substituição de solventes voláteis, como o benzeno e o tolueno, por metanol contribui para evitar a contaminação dos indivíduos que trabalham em laboratórios porque esse solvente é inócuo à saúde.

06. (URCA) Projeto transforma petróleo encontrado no mar do Nordeste em carvão.

Parte do petróleo retirado do mar no Nordeste está sendo transformado em carvão. A iniciativa feita pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia coletou o produto presente em praias da Bahia (UFBA) para reutilizá-lo.

No experimento feito na UFBA, bioaceleradores desenvolvidos pela instituição são usados na transformação. As substâncias aceleram a degradação da matéria orgânica e fazem o petróleo degradado virar carvão em 60 minutos.

A conversão em carvão é feita a partir da mistura dosada dele com acetona e pó de serragem (ou álcool comercial). Em seguida, tudo é colocado numa betoneira e são acrescentados os bioacelaradores e um produto sólido para auxiliar no aspecto final do produto degradado.

Estudos complementares deverão ser feitos para caracterizá-lo com maior precisão. Por esse motivo, a destinação ainda está sendo avaliada, podendo, dependendo do resultado das análises, ser direcionado para a construção civil, por exemplo, para produção de cimento.

O trabalho é feito dentro do Projeto Compostagem Francisco, que ganhou esse nome devido aos pedidos do papa para a humanidade cuidar do meio ambiente.

Daniel Leite. Projeto transforma petróleo encontrado nomar do nordeste em carvão. UOL. Disponível em: http://www.noticias.uol.com.br. Acesso em 21 outubro de 2019. (adaptado)

Isomeria é um fenômeno que ocorre quando dois ou mais compostos diferentes apresentam a mesma fórmula molecular e fórmulas estruturais diferentes.

Qual dos compostos abaixo, apresenta um isômero mencionado no texto

  1. Etanol
  2. Propanal
  3. Ácido etanoico
  4. Butanona
  5. octano

07. (UNISC) O aumento da concentração de um gás na atmosfera tem contribuído para o efeito estufa. A combustão do carvão e de derivados de petróleo resulta na produção deste gás. Qual é esse gás?

  1. Cl2
  2. CO2
  3. N2
  4. O3
  5. O2

08. (CESMAC) O petróleo é a principal fonte energética mundial. Seus derivados são utilizados principalmente no abastecimento de veículos e na geração de energia elétrica, sendo de vital importância para a economia mundial.

Acerca do petróleo, foram feitas algumas afirmações:

1) O petróleo bruto passa por um processo inicial de separação de misturas chamado de destilação. O processo consiste no aquecimento do petróleo bruto sob altas temperaturas para evaporação de seus componentes. Os vapores resultantes resfriam na torre de destilação, sendo coletados em diferentes níveis dentro da torre.

2) Os hidrocarbonetos metano, propano e ciclohexano, obtidos através do refino do petróleo, apresentam fórmulas moleculares CH4, C3H8 e C6H14, respectivamente.

3) Durante a obtenção e o transporte do petróleo bruto, é necessário todo o cuidado para não ocorrer vazamentos nos oceanos, pois o petróleo bruto e a água do mar produzem misturas homogêneas, de difícil separação.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. 1 apenas.
  2. 2 apenas.
  3. 1 e 3 apenas.
  4. 2 e 3 apenas.
  5. 1, 2 e 3.

09. (FACERES) "Nas refinarias, o PETRÓLEO passa por uma série de processos até a obtenção dos produtos derivados, como gasolina, diesel, lubrificantes, nafta, querosene de aviação. Outros produtos obtidos a partir do petróleo são os petroquímicos. Eles substituem uma grande quantidade de matériasprimas, como madeira, vidro, algodão, metais, celulose e até mesmo as de origem animal, como lã, couro e marfim."

Adaptado de http://www.petrobras.com.br/pt/energia-etecnologia/fontes-de-energia/petroleo/ Acesso: 8/2013

A obtenção dos derivados do petróleo nas refinari-as é feita, basicamente, por qual das técnicas de separação de misturas citadas a seguir:

  1. Filtração.
  2. Sifonação.
  3. Destilação fracionada.
  4. Levigação.
  5. Decantação.

10. (UFMS) Leia o texto a seguir. “Petróleo cru encontrado em praias é reaproveitado em fábrica no sertão cearense: o petróleo cru que tem atingido as praias do Nordeste está sendo reaproveitado no sertão cearense. Uma fábrica no município de Quixeré, a 200 km de Fortaleza, utiliza a substância, misturada com outros resíduos industriais, como combustível alternativo e, dessa forma, alimenta o forno da unidade de produção e não deixa resíduos ao meio ambiente. De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), quatro toneladas de óleo já foram retiradas de 18 pontos no Ceará”.

(Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 29 de out. 2019). Com referência à destilação fracionada do petróleo cru na imagem acima, assinale a alternativa correta.

Com referência à destilação fracionada do petróleo cru na imagem acima, assinale a alternativa correta.

  1. I - Gás; II - Querosene; III - Gasolina; IV - Óleo diesel; V - Óleo lubrificante; VI - Resíduo.
  2. I - Gás; II - Gasolina; III - Querosene; IV - Óleo diesel; V - Óleo lubrificante; VI - Resíduo.
  3. I - Querosene; II - Gás; III - Gasolina; IV - Óleo diesel; V - Resíduo; VI - Óleo lubrificante.
  4. I - Gasolina; II - Óleo diesel; III - Gás; IV - Querosene; V - Óleo lubrificante; VI - Resíduo.
  5. I - Gás; II - Gasolina; III - Querosene; IV - Óleo lubrificante; V - Óleo diesel; VI - Resíduo.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp