Home > Banco de Questões > Geografia > Geografia Física >

Climatologia

Lista de 12 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Climatologia com questões de Vestibulares.




01. (Cesgranrio) O clima mediterrâneo no sul da Europa apresenta chuvas:

  1. de verão e vegetação estépica.
  2. escassas, bem distribuídas durante o ano, e vegetação de savanas.
  3. escassas, com máximas nos equinócios e florestas temperadas.
  4. de inverno; temperaturas elevadas o ano todo e vegetação de savanas.
  5. de inverno, escassas, e vegetação de bosques, inclusive espinhentos.

02. (UFMG) O sul da Europa sofre os efeitos do clima temperado mediterrâneo, que tem como principal característica a estiagem no verão. Entretanto, a maior parte dos tipos climáticos apresenta os maiores índices de precipitação justamente no verão, a partir de uma maior evaporação.

Assinale a opção que explica corretamente o regime de chuvas dessa região da Europa, no verão.

  1. A expansão do centro de alta pressão do Saara atinge o sul da Europa e impede a entrada dos ventos de oeste carregados de vapor d’água.
  2. A corrente marítima do Mediterrâneo é fria, logo libera apenas uma pequena quantidade de vapor d’água.
  3. A baixa pressão atmosférica da região cria uma zona dispersora de massas de ar, o que impede o recebimento de umidade.
  4. As grandes elevações existentes na parte mais meridional desse continente impossibilitam a passagem das massas de ar provenientes da região central.
  5. O relevo plano do continente facilita a dispersão das massas de ar que são formadas nessa porção meridional, provocando chuvas regulares na porção centro-norte.

03. (Cesgranrio) Nos desertos localizados em latitudes subtropicais, como é o caso do Saara, na África, registra-se uma tendência à ocorrência de uma notável amplitude térmica diária que pode, inclusive, superar os 40°C. A explicação que se pode dar a esse fenômeno está na(o):

  1. baixa concentração dos gases responsáveis pela conservação do calor na atmosfera, como o metano e o gás carbônico.
  2. circulação de ventos ciclônicos característicos de grandes extensões desérticas.
  3. ocorrência de rápido processo de inversão térmica pela passagem de frentes frias.
  4. acúmulo, nos solos excessivamente argilosos, de toda a energia térmica irradiada pela luz solar.
  5. registro de altas pressões atmosféricas, associadas a massas de ar ascendentes.

04. (Unesp) Confirmadas as tendências que apontam para o aquecimento global do planeta Terra, duas consequências importantes ocorrerão. Assinale a alternativa que contém tais consequências.

  1. Diminuição das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
  2. Diminuição da camada de ozônio e diminuição das águas oceânicas.
  3. Diminuição do efeito estufa e aumento do índice de salinização das águas oceânicas.
  4. Aumento das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
  5. Aumento das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.

05. (Unirio) Apesar de o vapor d’água representar apenas cerca de 2% da massa atmosférica, sua importância para o clima e, também, para o tempo é muito grande.

Sobre a importância do vapor d’água só NÃO podemos afrmar corretamente que:

  1. quando associado à grande presença de partículas poluentes, contribui para o aumento das precipitações.
  2. interfere no conforto do homem (ar muito seco, ar muito úmido etc.).
  3. ao absorver as radiações do Sol e da Terra, desempenha o papel de regulador térmico.
  4. sua quantidade na atmosfera determina a possibilidade de ocorrerem ou não precipitações.
  5. sua presença determina o tipo de chuva de uma região, que pode ser frontal, orográfca ou convectiva.

06. (UFRN) No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.

  1. efeito estufa.
  2. ilhas de calor.
  3. inversão térmica.
  4. chuva ácida.

07. (UPE) A evaporação da água absorve energia térmica, de forma que. quando a água evapora ou se transforma em vapor d'agua, as moléculas de água aprisionam uma certa quantidade dessa energia térmica. Nos ambientes cliinaticainente secos, como, por exemplo, o Sertão nordestino, esse fenômeno é mais intenso.

Assinale a alternativa que denomina corretamente essa energia aprisionada.

  1. Evapotranspiração potencial.
  2. Calor latente.
  3. Ciclone latente.
  4. Frente oclusa.
  5. Calor específico do ar.

08. (FGV) A Lei do Clima, uma lei ambiental municipal de São Paulo recentemente aprovada, previa, entre outras ações, que, a cada ano, 10% da frota de ônibus passasse a utilizar biocombustíveis (etanol ou biodiesel) em substituição aos movidos a combustíveis fósseis. No entanto, os novos ônibus adquiridos pela Prefeitura, desde então, continuam sendo movidos a diesel, (Folha de S. Paulo, 16/06/2010, p.C1), o que afeta o meio ambiente e a sociedade de diferentes formas.

Assinale a alternativa que não descreve uma consequência da queima de combustíveis fósseis.

  1. Chuva ácida
  2. Efeito estufa
  3. Poluição atmosférica
  4. Doenças respiratórias
  5. Inversão térmica

09. (UFPA) O clima das cidades tem recebido atenção nos fóruns de discussão sobre meio ambiente. Quanto ao clima urbano, que apresenta característica peculiar decorrente das atividades da sociedade moderna, é correto afirmar:

I. A inversão térmica é um fenômeno que ocorre quando a camada de ar mais fria se situa sob o ar mais quente, ou seja, é mais próxima do solo. Nas grandes cidades, essa situação favorece a concentração de poluentes porque o ar frio funciona como um tampão que impede a dissipação da poluição atmosférica.

II. O fenômeno da ilha de calor, que é muito comum em cidades com elevado grau de urbanização e substituição de áreas verdes pelas construções, promove elevação da temperatura.

III. A concentração de poluentes nas grandes cidades adensa a massa de micropartículas em suspensão e esta estimula o processo de condensação, proporcionando um ressecamento da atmosfera. Dessa maneira, as precipitações nas áreas urbanas costumam registrar índices menores que os do seu entorno.

Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s)

  1. I, II e III
  2. I e II
  3. I e III
  4. II e III
  5. apenas I

10. (IFPA) A respeito dos principais fenômenos climáticos recorrentes nas cidades, é correto afirmar:

  1. Friagem é o fenômeno natural mais frequente nos meses de verão, em períodos de penetração de massas de ar frio, acontecendo em escala local por apenas algumas horas.
  2. Efeito Estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida, que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, contribuindo para o equilíbrio térmico do planeta.
  3. Inversão Térmica é um fenômeno climático ocasionado por elevadas temperaturas, principalmente nas áreas centrais das cidades, onde existem poucas áreas verdes.
  4. El niño é o fenômeno climático resultante de alteração antropogênica, tais como verticalização, redução de áreas verdes, impermeabilização do solo, ocasionando a elevação da temperatura.
  5. La niña é o fenômeno natural mais frequente nos meses de verão, em períodos de penetração de massas de ar quente, acontecendo em escala local por apenas algumas semanas.

11. (UNIFEI) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.

  1. A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.
  2. As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.
  3. As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.
  4. Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.

12. (UNIVALE) “Nos espaços altamente urbanizados, é significativa a diferença de temperatura entre a região central, mais quente, e a periferia, com menor temperatura. Em alguns casos, a diferença pode chegar a 9ºC. Isso ocorre porque nas áreas centrais os automóveis e indústrias lançam poluentes, que provocam o aumento da temperatura. O concreto e o asfalto absorvem rapidamente o calor, cuja dispersão é dificultada pela poluição”.

Fonte: www.brasilescola.com

Qual dos impactos abaixo representados está diretamente associado aos grandes centros urbanos conforme citado no texto acima? Assinale-o:

  1. Aquecimento Global.
  2. Ilhas de Calor.
  3. Efeito Estufa.
  4. Anticiclones Tropicais.
  5. Destruição da Camada de Ozônio.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp