Home > Banco de Questões > Geografia > Blocos Econômicos >

NAFTA

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema NAFTA com questões de Vestibulares.




01. (UFAL) "Em 1 de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor."

O NAFTA tornou-se um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas

  1. EUA, Canadá, Venezuela e Brasil.
  2. EUA, Canadá e Inglaterra.
  3. EUA, Canadá, Brasil e Argentina.
  4. EUA, Canadá e México.
  5. EUA, Canadá, México e Brasil.

02. (Unespar) O surgimento dos blocos econômicos coincide com a mudança exercida pelo Estado. Em um primeiro momento, a ideia dos blocos econômicos era de diminuir a influência do Estado na economia e comércio mundiais. Mas, a formação destas organizações supranacionais fez com que o estado passasse a garantir a paz e o crescimento em períodos de grave crise econômica. Assim, a iniciativa de maior sucesso até hoje foi a experiência vivida pelos europeus.

Disponível em: < http://educacao.globo.com/artigo/globalizacao-comercio-mundial-formacao-de-blocos-economicos.html> Acesso em: 22 out. 2015.

Sobre o tema central em destaque, é correto afirmar:

  1. Os BRICs figuram como o mais novo bloco econômico mundial, formado por países emergentes, direcionando-se para uma unificação monetária;
  2. A evolução e prosperidade do Mercosul pode ser vista pelo desenvolvimento socioeconômico dos países emergentes que formam o bloco, assim como pela ampliação do número de países membros;
  3. A União Europeia é o mais antigo dos blocos econômicos mundiais, atualmente vem sofrendo vários impactos relacionados a crises que assolam alguns países membros;
  4. Por ser o mais consolidado dos blocos econômicos, a União Europeia efetivou a unificação monetária em todos os países membros, e se direciona para criar um cidadão único, tanto na Europa ocidental como na oriental;
  5. O Nafta, Associação de Livre Comércio da América do Norte, é formada por três países com alto poder de produção, consumo e grande população absoluta dentro do mundo.

03. (UNEAL) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:

1) EUA

2) Venezuela

3) México

4) Canadá

5) Reino Unido

6) Costa Rica.

Estão corretas apenas:

  1. 1, 2, 3 e 5
  2. 2, 3, 4 e 6
  3. 2, 3 e 6
  4. 1, 3 e 4
  5. 1, 2, 4 e 5

04. (PUC-SP) “Se algum acordo de comércio tinha tudo para dar certo foi aquele firmado entre México, Estados Unidos e Canadá. Sancionado em 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) criou o que era, na época, a maior área de livre-comércio do mundo, com 376 milhões de pessoas e um PIB de quase 9 trilhões de dólares.”

(Joseph E. Stiglitz. Globalização: como dar certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 137)

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que

  1. esse acordo comercial, mesmo considerando as desigualdades entre México e EUA, foi bem sucedido e trouxe novas possibilidades à nação mexicana, algo que no contexto da globalização é praticamente o único caso de sucesso.
  2. esse pacto abriu o país mais rico do mundo ao México e assim esses países continuaram a sua história compartilhada, agora de forma institucionalizada, mostrando que países pobres se beneficiam com o livre-comércio.
  3. na era da globalização ocorrem vários pactos comerciais – regionais ou não, que nem sempre foram (e são) bem sucedidos, e vários são vistos como contrários à lógica do livre-comércio, já que privilegiam os países membros dos acordos.
  4. acordos comerciais regionais, como o citado, fracassaram em razão da condição desigual dos membros, e por isso só se insiste, no mundo globalizado, em acordos e uniões com membros mais homogêneos, como a União Europeia.
  5. tal como o Nafta, o Mercosul é bem sucedido pelas associação com os EUA formando a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), pois o sucesso está em combinar países de economias de pesos e formas diferentes.

05. (Fatec) O Nafta (North American Free Trade Agreement) corresponde a um acordo que, entre outras atribuições,

  1. prevê a abolição progressiva das tarifas alfandegárias e a criação de um mercado comum entre Estados Unidos, Canadá e México.
  2. consolida a integração do bloco comercial do Atlântico Norte, ao reunir Canadá e EUA, parceiros muito semelhantes em termos políticos, econômicos e demográficos.
  3. torna legal a livre circulação de mercadorias e cidadãos mexicanos para os EUA, solucionando questões imigratórias das últimas décadas entre esses países.
  4. realiza investimentos industriais em diferentes áreas do México, contribuindo para a redução dos profundos contrastes regionais desse país, cuja única riqueza é a disponibilidade de mão de obra.
  5. tem como meta restabelecer o fluxo comercial dos EUA com a América Latina, interrompido pelas exigências e taxações feitas aos produtos alimentícios.

06. (FAMECA) O bloco econômico NAFTA foi formado a partir de um acordo assinado entre Canadá, Estados Unidos e México, no dia 17 de dezembro de 1992, e entrou em vigor no dia primeiro de janeiro de 1994. Sobre o NAFTA, é correto afirmar que

  1. adotou modelo de desenvolvimento industrial pautado na geração de energia limpa.
  2. formou uma área de livre comércio por meio da eliminação das tarifas alfandegárias.
  3. priorizou economias fundamentadas na exportação de commodities.
  4. suprimiu as barreiras comerciais a partir da unificação das moedas
  5. flexibilizou as regras para a transferência de mão de obra não qualificada.

07. (IFSudMinas) Sobre os aspectos econômicos da Globalização, marque a alternativa INCORRETA.

  1. Com a crise de 2008, o BRICS se transformou em um dos principais blocos econômicos mundiais, criando uma imensa área de livre comércio entre a América e a Ásia.
  2. O Nafta, bloco econômico da América do Norte, foi criado com o intuito de fortalecer a economia regional, em especial a mexicana, e diminuir, assim, a migração ilegal para os Estados Unidos.
  3. O Mercosul, criado em 1991, proporcionou uma integração econômica e aduaneira, sendo que, em 1995, instalou-se uma zona de livre comércio.
  4. A ALCA, criada em 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os países americanos (exceto Cuba), tinha o prazo de 7 anos para a sua formação, quando iria transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo.
  5. CEI é uma organização criada em 1991 que integra 12 das 15 Repúblicas que formavam a URSS. Sediada em Minsk, capital da Belarus, organiza-se em uma confederação de Estados, preservando a soberania de cada um.

08. (FDF)

Entre os possíveis efeitos da Parceria Transpacífica, é possível incluir

  1. o predomínio japonês no comércio asiático, com a eliminação de interferências ocidentais em países como Vietnã e Malásia.
  2. a ascensão econômica dos países da Oceania e a superação do atual quadro de subdesenvolvimento na Austrália e na Nova Zelândia.
  3. a ampliação da presença comercial e estratégica norteamericana na Ásia e a redução da influência chinesa na região.
  4. a associação entre o Nafta e a Unasul, com o objetivo de ampliar sua influência militar e industrial no Sudeste da Ásia.

09. (URCA)

Leia o trecho da reportagem e analise as proposições a seguir.

USMCA, o novo Nafta, estará sujeito a renegociação a cada 6 anos

O novo tratado receberá o nome Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), de acordo com uma declaração conjunta. A nova versão do Nafta, em vigor desde 1994 entre Estados Unidos, Canadá e México, começou a ser renegociada em 2017 por exigência do presidente americano, Donald Trump, que considerava o acordo um “desastre” para seu país.

Disponível: https://exame.abril.com.br/economia/usmca-o-novonafta-estara-sujeito-a-renegociacao-a-cada-6-anos/. Acesso: 30 out. 2018.

I. O USMCA, novo Nafta, torna mais acessível o mercado de laticínios canadense pelos produtores estadunidense.

II. A proposta do USMCA prevê a implantação de moeda única para o bloco nos próximos anos.

III. Proposta de votação para inserção da Coreia do Norte como país-membro do USMCA.

IV. O novo acordo prevê a livre circulação de pessoas e a redução nas fiscalizações nas fronteiras dos países-membros.

V. O novo acordo visa o retorno de indústrias estadunidenses situadas no México com o objetivo de criar novos posto de trabalho nos EUA.

É correto o que se afirma em

  1. I, II e V
  2. II e III
  3. III, apenas
  4. IV e V
  5. I e V

10. (UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.

  1. ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
  2. MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.
  3. CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém a hegemonia econômica desta parte de continente.
  4. União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
  5. NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp