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Biologia, 2016 - 3ª Aplicação

Acesse as questões da prova Enem 2016 - 3ª Aplicação de Ciências da natureza na área de Biologia com gabarito contido no final da página.



Citologia Botânica

01. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas.

Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?

  1. Ribossomos e mitocôndrias, ausentes nas células animais.
  2. Centríolos e lisossomos, organelas muito numerosas nas plantas.
  3. Envoltório nuclear e nucléolo, característicos das células eucarióticas.
  4. Lisossomos e peroxissomos, organelas exclusivas de células vegetais.
  5. Parede celular e cloroplastos, estruturas características de células vegetais.

Ecologia

02. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de indivíduos.

A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de:

  1. Predação.
  2. Parasitismo.
  3. Competição.
  4. Comensalismo.
  5. Protocooperação.

Citologia

03. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Na preparação da massa do pão, presente na mesa do café da maioria dos brasileiros, utiliza-se o fungo Saccharomyces cerevisiae vivo, contido no fermento. Sua finalidade é fazer com que a massa cresça por meio da produção de gás carbônico.

Esse processo químico de liberação de gás é causado pela

  1. glicogênese lática.
  2. fermentação alcoólica.
  3. produção de ácido lático.
  4. produção de lactobacilos.
  5. formação do ácido pirúvico.

Evolução

04. (Enem 2016 - 3ª aplicação) O cladograma representa relações filogenéticas entre os vertebrados.

A correspondência correta entre as indicações numéricas no cladograma e a característica evolutiva é

A correspondência correta entre as indicações numéricas no cladograma e a característica evolutiva é:

  1. I- endotermia.
  2. II - coluna vertebral.
  3. III - ovo amniótico.
  4. IV - respiração pulmonar.
  5. V - membros locomotores.

Biotecnologia

05. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Nem sempre é seguro colocar vírus inteiros numa vacina. Alguns são tão perigosos que os cientistas preferem usar só um de seus genes - aquele que fabrica o antígeno, proteína que é reconhecida pelas células de defesa. Uma dessas vacinas de alta tecnologia é a anti-hepatite B. Um gene do vírus é emendado ao DNA de um fungo inofensivo, que passa, então, a produzir uma substância que é injetada no corpo humano.

Virus: guerra silenciosa. Superinteressante, n. 143, ago. 1999 (adaptado).

função dessa substância, produzida pelo fungo, no organismo humano é

  1. neutralizar proteínas virais.
  2. interromper a ação das toxinas.
  3. ligar-se ao patógeno já instalado.
  4. reconhecer substâncias estranhas.
  5. desencadear a produção de anticorpos.

Ecologia

06. (Enem 2016 - 3ª aplicação) A Caatinga é um ecossistema que se encontra nos lados equatoriais dos desertos quentes, com indices pluviométricos muito baixos. Chove pouco no inverno e as chuvas, quando ocorrem, acontecem no verão. Apresenta plantas semelhantes às das regiões de deserto quente, do tipo xerófitas, como as cactáceas, com adaptações às condições de escassez de água.

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).

Uma característica que permite a sobrevivência dessas plantas, na condição da escassez citada, é a presença de

  1. caule subterrâneo.
  2. sistema radicular fasciculado.
  3. folhas modificadas em espinhos.
  4. parênquima amilífero desenvolvido.
  5. limbo foliar desprovido de estômatos.

Programas de saúde

07. (Enem 2016 - 3ª aplicação)

O rótulo do produto descreve características de uma doença que pode ser prevenida com o(a)

O rótulo do produto descreve características de uma doença que pode ser prevenida com o(a)

  1. uso de calçados.
  2. aplicação de inseticida.
  3. utilização de mosquiteiros.
  4. eliminação de água parada.
  5. substituição de casas de barro por de alvenaria.

Biotecnologia

08. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Após a germinação, normalmente, os tomates produzem uma proteína que os faz amolecer depois de colhidos. Os cientistas introduziram, em um tomateiro, um gene antissentido (imagem espelho do gene natural) àquele que codifica a enzima "amolecedora". O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína amolecedora.

SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: Manole, 2002 (adaptado).

Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter

  1. aumentado a coleção de proteínas que o protegem do apodrecimento, pela produção da proteína antissentido.
  2. diminuído a necessidade do controle das pragas, pela maior resistência conferida pela nova proteína.
  3. facilitado a germinação das sementes, pela falta da proteína que o leva a amolecer.
  4. substituído a proteína amolecedora por uma invertida, que endurece o tomate.
  5. prolongado o tempo de vida do tomate, pela falta da proteína que o amolece.

Ecologia

09. (Enem 2016 - 3ª aplicação)

Na tirinha, o processo mencionado pelo molusco está relacionado a um mecanismo de

Na tirinha, o processo mencionado pelo molusco está relacionado a um mecanismo de

  1. defesa
  2. excreção
  3. circulação
  4. locomoção
  5. reprodução

Ecologia Botânica

10. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Nos ambientes tropicais, os modelos convencionais de produção agrícola têm gerado degradação dos recursos naturais e um manejo cada vez mais caro e trabalhoso. Pela legislação brasileira, os sistemas agroflorestais (SAFS) são sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes são manejadas em associação com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas, culturas agrícolas e forrageiras em uma mesma unidade de manejo, de acordo com arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações entre esses componentes.

Disponível em: www.ambienteduran.eng.br. Acesso em: 4 ago. 2012 (adaptado).

Os SAFS são atualmente muito adotados como estratégia de manejo ambiental no Brasil porque

  1. garantem a produção de plantas exóticas.
  2. possibilitam a manutenção de monocultura típica.
  3. aumentam a produção com culturas transgênicas.
  4. permitem a utilização do solo com culturas diversas.
  5. favorecem a adaptação de plantas lenhosas madeireiras.

Citologia

11. (Enem 2016 - 3ª aplicação) A figura apresenta diferentes fases do ciclo de uma célula somática, cultivada e fotografada em microscópio confocal de varredura a laser. As partes mais claras evidenciam o DNA.

A figura apresenta diferentes fases do ciclo de uma célula somática, cultivada e fotografada em microscópio confocal de varredura a laser. As partes mais claras evidenciam o DNA.

Na fase representada em D, observa-se que os cromossomos encontram-se em

  1. migração.
  2. duplicação.
  3. condensação.
  4. recombinação.
  5. reestruturação.

Genética

12. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Os indivíduos de uma população de uma pequena cidade, fundada por uma família de europeus, são, frequentemente, frutos de casamentos consanguíneos. Grande parte dos grupos familiares dessa localidade apresenta membros acometidos por uma doença rara, identificada por fraqueza muscular progressiva, com início aos 30 anos de idade. Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados. Mas em famílias cujo pai é acometido pela doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada.

Considerando as características populacionais, o sexo e a proporção dos indivíduos afetados, qual é o tipo de herança da doença descrita no texto?

  1. Recessiva, ligada ao cromossomo X.
  2. Dominante, ligada ao cromossomo X.
  3. Recessiva, ligada ao cromossomo Y.
  4. Recessiva autossômica.
  5. Dominante autossômica.

Genética

13. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Para verificar a eficácia do teste de DNA na determinação de paternidade, cinco voluntários, dentre eles o pai biológico de um garoto, cederam amostras biológicas para a realização desse teste. A figura mostra o resultado obtido após a identificação dos fragmentos de DNA de cada um deles.

Após a análise das bandas de DNA, pode-se concluir que o pai biológico do garoto é o

A figura mostra o resultado obtido após a identificação dos fragmentos de DNA de cada um deles.
  1. 1° voluntário.
  2. 2° voluntário.
  3. 3° voluntário.
  4. 4° voluntário.
  5. 5° voluntário.

Ecologia

14. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Para o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno - derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis em substituição às sacolas comuns.

Disponível em: http://epocanegocios.globo.com. Acesso em: 1 ago.

A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à)

  1. maior resistência que os materiais biodegradáveis apresentam em relação aos comuns.
  2. escassez das matérias-primas derivadas do petróleo para produção das sacolas comuns.
  3. custo consideravelmente menor das sacolas biodegradáveis em relação ao das sacolas comuns.
  4. maior capacidade de produção das sacolas biodegradáveis, já que as fontes podem ser renováveis
  5. rápida decomposição das sacolas biodegradáveis pela ação de bactérias, em comparação às sacolas comuns.

Ecologia

15. (Enem 2016 - 3ª aplicação) O descarte do óleo de cozinha na rede de esgotos gera diversos problemas ambientais. Pode-se destacar a contaminação dos cursos-d'água, que tem como uma das consequências a formação de uma película de óleo na superfície, causando danos à fauna aquática, por dificultar as trocas gasosas, além de diminuir a penetração dos raios solares no curso hídrico.

Disponivel em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

Qual das propriedades dos óleos vegetais está relacionada aos problemas ambientais citados?

  1. Alta miscibilidade em água.
  2. Alta reatividade com a água.
  3. Baixa densidade em relação à água.
  4. Baixa viscosidade em relação à água.
  5. Alto ponto de ebulição em relação à água.
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